História

Atualmente a FACILPA - Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista - é uma das maiores e mais estruturadas festas agropecuárias do Brasil. Mas o evento como conhecemos hoje, com uma produção minuciosa e tecnologia de ponta, é resultado de mais de 41 anos de evolução e muito trabalho.

A feira nasceu em 1977 para ser uma exposição de gado leiteiro, e foi idealizada em parceria com criadores de Agudos. A primeira edição foi organizada em um terreno onde funcionava a Indústria de Tecelagem Fibiana, mais ou menos onde hoje fica o Centro de Treinamento de Condutores, no final da Avenida Brasil. As estruturas das barracas eram feitas de eucalipto e para a coberta utilizavam lonas, e as exposições e julgamentos aconteciam nas ruas de chão batido.

Dois anos depois e desfeito o pacto com os criadores de Agudos, as lideranças políticas lençoenses da época resolveram readaptar a feira para ser uma festa da cidade. Com apoio dos pecuaristas, agricultores, Sindicato Rural e da Prefeitura, em abril de 1979, Lençóis Paulista passou a ter a sua festa de aniversário.

E não ficaria em local improvisado por muito tempo. A prefeitura cedeu espaço para a construção do Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”. Mesmo sem a estrutura que conhecemos hoje, em 1982 o recinto foi entregue e passou a ser palco da Facilpa. Aos poucos, e ao longo dos anos, o local foi ganhando estrutura, e vieram os pavilhões, rampas, barracões, pistas, arquibancadas e restaurantes.

Os anos 80 também trouxeram a indústria e comércio para junto da festa, para demonstrar produtos, prestação de serviços e tecnologia. A Facilpa começava a conquistar sua credibilidade e se firmar como um evento de entretenimento e negócios do interior paulista. Nos anos 90, o crescimento da feira era sensível, com cada vez mais público, artistas de ponta e rodeio profissional.

Em 1998, um momento decisivo: a Facilpa se profissionaliza. Surge a Associação Rural de Lençóis Paulista, entidade responsável pela organização da feira, que conseguiu aliar a grade artística (que ficava cada vez mais importante) ao trabalho do pecuarista, agricultor, comerciante e industrial. Essa união é a base de uma das festas mais conhecidas do interior e ponto importante para o desenvolvimento econômico da região Centro Oeste.

ARLP

A ASSOCIAÇÃO RURAL DE LENÇÓIS PAULISTA, é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que administra o Recinto de Exposições "José Oliveira Prado", autorizado pela Lei Municipal 3.913, possuindo uma administração profissional, independente e altamente capacitada para alcançar seus objetivos, tendo como finalidades principais:
  • Congregar profissionais e pessoas diretas e indiretamente ligadas à agricultura e pecuária, defendendo seus interesses e aspirações;
  • Promover exposições, certames, rodeios, concursos agropecuários e eventos correlatos, inclusive eventos relacionados ao lazer;
  • Promover o intercâmbio com os setores industriais, comerciais, de prestações de serviços e instituições beneficentes;
  • Promover a melhoria de qualidade de vida da sociedade civil como um todo, especialmente de pessoas com necessidades especiais, independentemente de sexo, raça, cor, idade, religião, condição social, utilizando técnicas de terapia alternativa com animais, como a “equoterapia e/ou congêneres”.
  • Proteger a Flora, a fauna e a conservação das espécies;
  • Administrar o imóvel, as benfeitorias e as instalações existentes no recinto, zelando pela sua conservação e manutenção;
  • Compromisso de realizar anualmente os eventos FACILPA e EXPOVELHA.

...

Equoterapia

Diante da necessidade de apropriar novas metodologias para atender pessoas com necessidades especiais, que buscam adequação e melhor relacionamento ao ambiente em que vivem, a Associação Rural de Lençóis Paulista, em parceria com a APAE e apoio da Prefeitura Municipal e patrocinadores locais, implantou em nossa cidade um método terapêutico complementar e diferente para atender as pessoas com necessidades especiais: a Equoterapia.

Assim, desde Maio de 2003 a comunidade de Lençóis Paulista conta com os serviços de Equoterapia realizados no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado” – Facilpa.

O método terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, que abrange as áreas de saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento físico, emocional e social de portadores de deficiência e/ou necessidades especiais, através da interação homem-animal. Ele funciona como tratamento complementar na recuperação do praticante.

Já estão comprovados cientificamente os benefícios da Equoterapia para praticantes com disfunções neurológicas (paralisia cerebral, acidente vascular encefálico - derrame, traumatismo craniano e medular, entre outros), Síndrome de Down, West e Rett, atrasos motores e maturativos, psicoses, dependências químicas, hiperatividade, depressão, estresse, dificuldade no aprendizado e na socialização entre outros que também podem ser habilitados e reabilitados.

A Equoterapia tem conseguido excelentes resultados quando ministrada por profissionais, técnica e cientificamente habilitados, e sob orientação médica. Assim, uma equipe multidisciplinar e profissional é fundamental, constituída por instrutores de equitação, guia, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação física e fonoaudiólogos.

As pessoas atendidas são, em geral, as acometidas por deficiências, dificuldades e/ou necessidades especiais; avaliadas pela equipe médica, na compreensão de sua patologia; em busca de melhores condições físicas, psicológicas, educacionais, psicomotoras e psicossociais.

O cavalo como instrumento terapêutico, além de funcionar como fator de integração, também obtém resultados dificilmente alcançados em outros tratamentos, pois age simultaneamente no sistema orgânico e patológico, além de beneficiar o comportamento social. A característica mais importante é que os movimentos produzidos pela andadura ao passo do cavalo repercutem diretamente no praticante, ou seja, através de uma série de movimentos seqüenciados e simultâneos, o praticante recebe sensações e estímulos que podem melhorar a qualidade de suas vidas.

Senhores pais e interessados: para mais informações sobre a equoterapia desenvolvida na Facilpa,por favor entrar em contato pelo e-mail ou telefone abaixo:

Telefone: (14) 3263-1411
Email: equoterapia@facilpa.com.br

Equipe de profissionais
Maisa Cristina Frezza - Psicóloga
Ana Carolina Aialla Deróbio - Terapeuta Ocupacional
Vanessa A. Cimó Coneglian de Góes - Fonoaudióloga
Rita de Cássia Crespilho - Fisioterapeuta
Eduardo Purgano – Instrutora/Guia


Diretoria

  • José Oliveira Prado: Presidente
  • Vicente Bento de Oliveira: 1º Vice-Presidente
  • Mário Silvio Batistella: 2º Vice-Presidente
  • José Reinaldo Sanches: 3º Vice-Presidente
  • Ezio Paccola: 1º Tesoureiro
  • Sérgio Pelegrini Marun: 2º Tesoureiro
  • Reinaldo Teixeira Munhoz: 1º Secretário
  • José Roberto Vitaliano Filho: 2º Secretário
  • Oscar Galli: Diretor Jurídico
  • André Paccola: Diretor de Fomento
  • Cristiano William Lopesi: Diretor Técnico
  • Nilson José Paschoal: Coordenador
  • Odair Moretto: Conselho Fiscal
  • Paulo César Ferrari: Conselho Fiscal
  • Éder José Furlan: Conselho Fiscal
  • Gilson José Boso: Suplente Conselho Fiscal

INFORMAÇÕES IMPORTANTES