de 28/04 a 07/05
COMO CHEGAR MAPA DO RECINTO ESTACIONAMENTOS EMISSÃO DE GTA

A FACILPA | História

Atualmente a FACILPA - Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista - é uma das maiores e mais estruturadas festas agropecuárias do Brasil. Mas o evento como conhecemos hoje, com uma produção minuciosa e tecnologia de ponta, é resultado de mais de 39 anos de evolução e muito trabalho.

A feira nasceu em 1977 para ser uma exposição de gado leiteiro, e foi idealizada em parceria com criadores de Agudos. A primeira edição foi organizada em um terreno onde funcionava a Indústria de Tecelagem Fibiana, mais ou menos onde hoje fica o Centro de Treinamento de Condutores, no final da Avenida Brasil. As estruturas das barracas eram feitas de eucalipto e para a coberta utilizavam lonas, e as exposições e julgamentos aconteciam nas ruas de chão batido.

Dois anos depois e desfeito o pacto com os criadores de Agudos, as lideranças políticas lençoenses da época resolveram readaptar a feira para ser uma festa da cidade. Com apoio dos pecuaristas, agricultores, Sindicato Rural e da Prefeitura, em abril de 1979, Lençóis Paulista passou a ter a sua festa de aniversário.

E não ficaria em local improvisado por muito tempo. A prefeitura cedeu espaço para a construção do Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”. Mesmo sem a estrutura que conhecemos hoje, em 1982 o recinto foi entregue e passou a ser palco da Facilpa. Aos poucos, e ao longo dos anos, o local foi ganhando estrutura, e vieram os pavilhões, rampas, barracões, pistas, arquibancadas e restaurantes.

Os anos 80 também trouxeram a indústria e comércio para junto da festa, para demonstrar produtos, prestação de serviços e tecnologia. A Facilpa começava a conquistar sua credibilidade e se firmar como um evento de entretenimento e negócios do interior paulista. Nos anos 90, o crescimento da feira era sensível, com cada vez mais público, artistas de ponta e rodeio profissional.

Em 1998, um momento decisivo: a Facilpa se profissionaliza. Surge a Associação Rural de Lençóis Paulista, entidade responsável pela organização da feira, que conseguiu aliar a grade artística (que ficava cada vez mais importante) ao trabalho do pecuarista, agricultor, comerciante e industrial. Essa união é a base de uma das festas mais conhecidas do interior e ponto importante para o desenvolvimento econômico da região Centro Oeste.

2016 © Todos os direitos reservados à Facilpa. Tel. (14) 3263.1411 - contato@facilpa.com.br - Desenvolvido por Zum.
Site melhor visualizado nos navegadores Google Chrome, Firefox e IE9+.