de 28/04 a 07/05
COMO CHEGAR MAPA DO RECINTO ESTACIONAMENTOS EMISSÃO DE GTA

CENTRO DE EQUOTERAPIA EQUUS VITA

Diante da necessidade de apropriar novas metodologias para atender pessoas com necessidades especiais, que buscam adequação e melhor relacionamento ao ambiente em que vivem, a Associação Rural de Lençóis Paulista, em parceria com a APAE e apoio da Prefeitura Municipal e patrocinadores locais, implantou em nossa cidade um método terapêutico complementar e diferente para atender as pessoas com necessidades especiais: a Equoterapia.

Assim, desde Maio de 2003 a comunidade de Lençóis Paulista conta com os serviços de Equoterapia realizados no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado” – Facilpa.

O método terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, que abrange as áreas de saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento físico, emocional e social de portadores de deficiência e/ou necessidades especiais, através da interação homem-animal. Ele funciona como tratamento complementar na recuperação do praticante.

Já estão comprovados cientificamente os benefícios da Equoterapia para praticantes com disfunções neurológicas (paralisia cerebral, acidente vascular encefálico - derrame, traumatismo craniano e medular, entre outros), Síndrome de Down, West e Rett, atrasos motores e maturativos, psicoses, dependências químicas, hiperatividade, depressão, estresse, dificuldade no aprendizado e na socialização entre outros que também podem ser habilitados e reabilitados.

A Equoterapia tem conseguido excelentes resultados quando ministrada por profissionais, técnica e cientificamente habilitados, e sob orientação médica. Assim, uma equipe multidisciplinar e profissional é fundamental, constituída por instrutores de equitação, guia, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, pedagogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação física e fonoaudiólogos.

As pessoas atendidas são, em geral, as acometidas por deficiências, dificuldades e/ou necessidades especiais; avaliadas pela equipe médica, na compreensão de sua patologia; em busca de melhores condições físicas, psicológicas, educacionais, psicomotoras e psicossociais.

O cavalo como instrumento terapêutico, além de funcionar como fator de integração, também obtém resultados dificilmente alcançados em outros tratamentos, pois age simultaneamente no sistema orgânico e patológico, além de beneficiar o comportamento social. A característica mais importante é que os movimentos produzidos pela andadura ao passo do cavalo repercutem diretamente no praticante, ou seja, através de uma série de movimentos seqüenciados e simultâneos, o praticante recebe sensações e estímulos que podem melhorar a qualidade de suas vidas.

Galeria

Senhores pais e interessados: para mais informações sobre a equoterapia desenvolvida na Facilpa,por favor entrar em contato pelo e-mail ou telefone abaixo:

Telefone: (14) 3263-1411
Email: equoterapia@facilpa.com.br

Equipe de profissionais

  • Maisa Cristina Frezza - Psicóloga
  • Ana Carolina Aialla Deróbio - Terapeuta Ocupacional
  • Vanessa A. Cimó Coneglian de Góes - Fonoaudióloga
  • Rita de Cássia Crespilho - Fisioterapeuta
  • Eduardo Purgano – Instrutora/Guia

2016 © Todos os direitos reservados à Facilpa. Tel. (14) 3263.1411 - contato@facilpa.com.br - Desenvolvido por Zum.
Site melhor visualizado nos navegadores Google Chrome, Firefox e IE9+.